Aprendemos a conviver com a superficialidade quase que por ordem, nos fizeram aceitar ser a personagem frívola na vida alheia, sem amarras e maiores preocupações. No meio dessa confusão inexata, a qual chamamos carinhosamente vida, descobrimos até mesmo que pode ser saudável a liberdade extrema, que a paz é o preço desse contrato assinado sem nem ao menos ler as letras miudinhas logo abaixo. Nada dói, tudo passa, e amanhã é outro dia. O leque é vasto, e as possibilidades se ampliam em esbarrões de ruas, em informações pedidas, num elevador compartilhado, naquele barzinho de sempre. As opções nunca foram tantas. Esquecemos as pessoas em casa, nos contatos do celular e cada dia somos diferentes do que ontem éramos. Uma nova versão, atualizada a cada manhã. Tudo é forte e fugidio, avassalador e acometedor. Hoje atração, amanhã gestos apaixonados, depois de amanhã insegurança, na semana seguinte, nunca mais. Sumiço, desfechos entreabertos, brechas para o futuro; buracos para o passado. Qualquer dia, na casualidade, um outro encontro, novo tom de sentimentos, um enredo inovador praquilo que deixamos para mais tarde.
Em consumo, buscamos a durabilidade daquilo que hoje não dispomos, sentimentalmente, talvez. O incomum tornou-se totalmente capaz: normal é não dar certo. Comum é saber a hora exata de cair de amores, e saber o momento ideal de levantar com vida. Ser sábio é notar em cada pessoa que nos atravessa o caminho a validade do destino que carregam em nosso caminho. Desencontros de anos. Reviravoltas de meses. Namoro longo, casamento, separação. Dois dias, três noites, e os melhores flashbacks para toda uma vivência. Válido, na verdade, é saber discernir do que nos alimenta cada um desses que cruzam o caminho: é de paz interior, e integridade? Com gosto de índole, e inteligência, desenvoltura? É no paladar que ou somos ganhos, ou nos deixamos perder. Por entre beijos, romanticismos, surpreendentes atos. Nos acertos, quando o mundo mostra que cada vez mais, é um lugar errôneo. Nos erros que, ironicamente, aprendemos a cultuar. A grande verdade é que, o tempo corre, e é minguado. Esgotado, sempre. Se damos nosso melhor, um passo e tanto para a vitória. Em recorde temporário. Caso nos encontremos com o prêmio de consolação no colo, por entre as mãos ou ao lado em uma sala de cinema, a sensação é tal a de perder não por incapacidade, e sim, por falta de ocasião.
Bom mesmo é crer que o perecível, se finda na hora exata: quando sua legitimidade termina. Alimentados de mistério e liberdade, identidade e maturidade, é de relacionamentos perenes que merecemos nos deliciar. Quem encontrar a mina de ouro, o brinde para a loteria, ou o caminho mais curto para a felicidade estável, conte. Espalhe. Chega de páginas puladas, e capítulos desordenados. A melhor mágica é poder descobrir o outro a cada dia, e se surpreender; o outro que pode ser o mesmo. Facetas, defeitos, manias, singularidades. Observar com atenção, e reinventar constantemente. É de início, meio e fim que nossas historietas precisam - nada de novelas intermináveis, com arroubos de ventura e agudas tristezas. Que seja válido enquanto dure.
É incrível como meus relacionamentos não passam de uma semana...
ResponderExcluirQuando eu penso que tu já me surpreendeu o suficiente, tu vens e escreve um texto como este.
ResponderExcluir"É de início, meio e fim que nossas historietas precisam - nada de novelas intermináveis, com arroubos de ventura e agudas tristezas.
Que seja válido enquanto dure."
A única coisa que eu tenho desejado últimamente é isso, que seja intenso e válido enquando durar.
Porque como o título do texto ja disse: os relacionamentos de hoje em dia tem validade, vencem. mas espero que o meu vença no tempo certo! rs
E torço para que tu encontre um que não vença, pois tu merece!
Beijos
Lindo texto!
Que teu dom de escrever não tenha validade nunca. Para podermos nos deliciar sempre com palavras tão lindas e que nos inspiram tanto, nos fazem parar pra pensar se estamos no banho maria ou vivendo intensamente como deveríamos.
ResponderExcluirCamila, parabéns por mais esse texto PERFEITO.
nada de novelas intermináveis, com arroubos de ventura e agudas tristezas.
ResponderExcluirÉ só isso que eu quero, é pedir demais? ;\ Adorei o texto, como sempre. Beijão guria, boa semana.
Vc deve me conhecer, só pode!
ResponderExcluirMariana
Camila, acabo de ler agora um dos seus melhores textos - se não o melhor. Descreve exatamente o meu momento, meu pensamento e minhas necessidades. Define exatamente a maneira certa de encarar cada situação. E faço das suas palavras as minhas "Que seja válido enquanto dure".
ResponderExcluirCamilaa...
ResponderExcluirEu tbm amooo cor de rosa!!! rs
Obrigada pelos comentários no meu blog..
Nunca deixo de passar no seu..
Quando criança, eu jurava q um dia seria escritora, assim como você.. Textos lindos e sinceros!!!
Mas acho que Deus não me permitiu esse dom...
Sou melhor em outras coisas do que em escrever..
Já fui muito boa, confesso!!
Amigas minhas pediam p eu fazer cartas de amor para seus namorados, ou quando alguém queria se reconciliar com alguém, eu sempre ajudava...
Mas hoje, minha mente enferrujou...
hihihi
Admiro muitooo seu dom!!!
=D
Boa semana p vc lindaaa!!!
;*
É filha, hoje em dia é tudo "fas-food", até mesmo o amor..
ResponderExcluirmas eu ainda acredito em início, meio e fim enquanto a maioria só acreditam no fim!
bjs
Disse tudo!
ResponderExcluirSem mais.
Beijos meus e uma ótima semana
Eu acho incrível a tua capacidade de assimilar coisas do nosso dia-a-dia com o amor.
ResponderExcluirNUNCA na minha vida que eu ia pensar que validade tinha haver com isso.
muito lindo...
e é engraçado, é tudo o que nós procuramos e ás vezes passa desapercebido.
Ás vezes até desperdiçamos oportunidade que a vida nos dá por não prestarmos atenção na nossa volta..
E esse teu texto tá muito lindo!
Parabéns flor ♥
Flor, eis mais um texto perfeito!
ResponderExcluirNo mundo de hoje tudo é tão superficial, breve. Ama-se com a mesma rapidez com a qual se deixa de amar.
Entretanto, creio que cada experiência que passamos serve para nos aprimorar e nos ensinar sobre como viver.
E que todas nós consigamos um amor que não vença, que fique, permaneça...
Beijo!
12 suspiros.
ResponderExcluirUm dos textos que mais fizeram juz ao " suspiro"! rs
ResponderExcluirSabe, que é tudo isso que venho pensando ultimamente,pensando no amor mais duradouro,cumplice que saiba se reiventar pra ficar mais forte,sincero!Amar a longo prazo,amar muito e muito,mas que dure bastante né?E como tenho pensado nisso! hahaha
Por isso que gosto muito daqui, querida!Porque ao lermos nos identificamos,vemos um pouco do que já pensamos um dia,com uma roupagem toda sua e que dá um prazer imenso de ler!Nossa foi o maior comentário que já fiz! hahahaha
É isso,esperando e esperando que vem esse amor. "Que seja válido enquanto dure"- e que dure muito!rs
Beijão!
Concordo, cada dia menos as pessoas se apegam no meio, não existe mais a ponto, agora é apenas uma rua que liga o inicio do fim, as vezes é rapido demais...
ResponderExcluirtodas os textos que escreve, sempre, sempre passa seja uma palavra, algo que a gente ja viveu, vive e que um dia poderemos viver.
ResponderExcluiraaaaaamo de paixão o teu blog dona Camila *-*
www.mariaanadebora.blogspot.com
Concordo e suspiro junto contigo Camila, desejando e admirando um relacionamento assim, especial pelas singularidades...e é incrível mesmo como muitas vezes nos deparamos com tantas contradições entre desejar grande e viver algo pequeno...que isso sim seja breve com prazo pra acabar e que infinito seja o que nasce pra ser contínuo e construtivo!
ResponderExcluirAdorei teu texto! Bjs e bjs!
Oi linda. mais um dos textos maduros que tu escreve. o mundo anda assim mesmo, e para nós que queremos fogos de artifício e coisas duradouras, chega ser normal não nos encaixarmos. ultimamente, acho melhor aceitar as coisas, curtir como dá, me entregar como quiser, seguir meu jeito mesmo com o mundo sendo louco. espero que você encontre alguém que te faça feliz, mas espero também que até lá a sua felicidade se mantenha presente. beijões migs
ResponderExcluirA gente sempre acha que isso tudo é válido e inevitável,acabamos acostumados à esses relacionamentos relâmpagos.
ResponderExcluirEntão...acho que estou num grupo seleto...rsrsrsrsrs. Meu atual relacionamento tem quase cinco interessantes anos...
ResponderExcluirMas, concordo que isso tornou-se incomum. Pq será que anda tão difícil se entregar, viver uma história intensamente, sem tantas reservas e tals??
Super concordo quando vc diz: "A melhor mágica é poder descobrir o outro a cada dia, e se surpreender..." esse é o segredo!
Bj carinhoso.
www.abobadacorte.blogspot.com
Não consigo me acostumar com esses amores de bom-dia, com essa superficialidade toda...
ResponderExcluirBeeeijoos
guria guria, como diz aqui em minha terra: - você estar arretada. rsrsrs
ResponderExcluirSeus textos me surpreendem cada vez mais.
E este posso dizer estar perfeito. Sabe as pessoas acreditam que viver intensamente significa se 'auto destruir'. Com relações fast-food, atitudes e palavras impensadas, vidas aparentemente felizes mas de perto vazias.
Amor? Não sei quem foi que disse que seria eterno...
ResponderExcluirEu realmente gostei muito desse texto. Além da sua intuição tão destemida, assertiva, vejo aqui não apenas palavras mas reações que no cobrem e intrigam muitas vezes. Acho mágico como consegue descrever tudo o que nos assusta de modo tão doce. É bem assim que o mundo tem girado e ainda ficado parado, não só nos sentimentos. E para que não cede superficialidades, machuca ficar de fora do que de longe parece bonito, mas na verdade não é.
ResponderExcluirSó espero que nosso momento certo ilumine caminhos honrosos também, para mim e para você. Caminhos que não remetem à frivolidade destes.
Um beijo, Camila.
hoje em dia é difícil para alguns vivenciar um sentimento que dure mais de uma semana. se não fosse esse superficialismo que existe .. seria tudo diferente.
ResponderExcluire mais uma vez você toca com suas palavras em nosso eu, fazendo com que nossa mente produza milhares de perguntas que só serão respondidas lendo o seu texto novamente. é simples e é incrível. parabéns :)
Concordo plenamente. Nada é para sempre. Tudo tem validade e deve ser aproveitado.
ResponderExcluirQue texto perfeito, guria! Disse a mais pura verdade. Devemos aproveitar o máximo, curtir enquanto há algo de bom.
ResponderExcluirbeijos!
Acho que de todos os seus textos que já li, esse é o que apresenta maior maturidade. Ficou tão bem escrito, tão bem colocado! Também já estou cansada de pular de galho em galho, dá mesmo uma vontade de ser e pertencer a uma só pessoa de vez em quando.. descobrir mais do que a suerficialidade que estamos acostumados a lidar. Já passa da hora das pessoas deixarem a covardia de lado e aprenderem a se permitir, e se não der certo, a dizer, pelo menos, adeus! Amores sem desfecho são tão cruéis.
ResponderExcluirEnfim, já estava com saudades de dar uma passada aqui, seus textos sempre trazem reflexões super válidas.
E ah, não poderia deixar de comentar, adorei o novo lay! :)
Beijo grnade, linda! :*
Boa noite...
ResponderExcluirtem um selinho para você no meu blog, passa lá para pegar seu presente.
Bjs, Tata
tatapalavrasaovento.blogspot.com
"...É de início, meio e fim que nossas historietas precisam..."
ResponderExcluirNem início, nem fim.
É de meio.
A cada instante. A cada minuto. O agora. Já !!
Beijos.
"cada dia somos diferentes do que ontem éramos."
ResponderExcluirVerdade!
E se não podemos prolongar os amores então "Que seja válido enquanto dure".
=)
Nada de se preocupar com o tempo e esquecer de viver e aproveitar. Ao máximo.
ResponderExcluirMuito bom o texto